HOSB

Hospital de olhos Santa Beatriz

Topografia de Córnea

A topografia da córnea, também conhecida como videoceratografia computadorizada, é uma técnica utilizada para avaliar quantitativa e qualitativamente a curvatura anterior da córnea. Para isto, utiliza a idéia da ceratoscopia com o uso do disco de plácido, em que um disco com anéis pretos e brancos alternados é projetado e refletido na superfície da córnea.

A imagem refletida dos anéis  do disco é então capturada, e, por meio de um sistema computadorizado, são inseridos milhares de pontos (entre 6.000 – 12.000 pontos) nesses anéis refletidos, o que possibilita a análise matemática da distância entre os pontos, e, assim,  a medida da curvatura corneana nas diferentes regiões da córnea. A representação gráfica destes pontos é realizada por meio de um sistema de cores, gerando mapas coloridos.

Nesse tipo de exame, não é necessário acompanhante, nem jejum. Não há dilatação da pupila e, por isso, o paciente pode dirigir após o mesmo. A duração é de 10 minutos, em média, e o resultado é entregue após 6 dias úteis.

Voltar para página de exames